top of page

Escritoras baianas são premiadas por críticos paulistas

Lívia Natália ganhou melhor livro de poesia, já a atriz Cássia Valle de melhor livro infanto-juvenil

A literatura baiana ficou em destaque no prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), que divulgou nesta terça (12) os melhores de 2017 nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.

A escritora baiana Lívia Natália conquistou o prêmio de melhor livro de poesia com Dia Bonito para Chover (Editora Malê), lançado em setembro, enquanto a museóloga e atriz do Bando de Teatro Olodum Cássia Valle levou o prêmio de melhor livro infantojuvenil, por Calu: Uma Menina Cheia de História (Malê), escrito em parceria com a também museóloga Luciana Palmeira com ilustrações de Maria Chantal.

Quarto livro de poesias de Lívia Natália, Dia Bonito para Chover reúne 40 poemas que exploram a subjetividade humana e a experiência afetiva heterossexual afrocentrada. A solidão da mulher negra e a dificuldade de afeto dos homens negros são alguns dos aspectos abordados no livro de Lívia, que também é professora e pesquisadora da Ufba e tem um poema na antologia É Agora Como Nunca, organizada por Adriana Calcanhotto.

"Comecei a escrever o livro há três anos, a partir de vivências e pensamentos sobre afetividade de mulheres e homens negros. Há muitas pesquisas na área acadêmica sobre a solidão da mulher negra, mas há muitos homens negros que não conseguem expressar afeto, que acham que isso é bobagem, que ‘é coisa de mulher’. Existe aí uma situação sobre a qual precisamos pensar e falar, porque isso também dá conta da nossa humanidade”, disse Lívia em entrevista ao CORREIO, na época do lançamento do livro.

Já o livro infantil Calu: Uma Menina Cheia de História conta a história de uma pequena griot, contadora de histórias, que está sempre com um bloquinho na mão, sua ferramenta mágica para entrar no mundo da imaginação. Apaixonada por histórias e sem muito apreço pela tecnologia, a garota procura uma forma de transformar o bairro onde mora em um museu a céu aberto, cheio de memórias. Identidade, patrimônio material e imaterial são temas abordados no livro que também foi lançado durante a Flica 2017.

A atriz e museóloga Cássia Valle ganhou, com o prêmio de melhor livro infanto-juvenil, por Calu: Uma Menina Cheia de História, escrito com Luciana Palmeira (Foto: Divulgação)

A escritora baiana Lívia Natália levou o prêmio de melhor livro de poesia, por Dia Bonito para Chover (Foto: Egi Santana/Divulgação)

Confira a lista com os outros vencedores do prêmio APCA 2017:

LITERATURA Grande Prêmio da Crítica: Editora Zahar, pelos 60 anos de publicações pioneiras e relevantes no campo das ciências humanas Romance/novela: “Nunca Houve Tanto Fim como Agora”, Evandro Affonso Ferreira. Editora: Record Ensaio/teoria e/ou crítica literária/ reportagem: “Raízes do Conservadorismo Brasileiro”, Juremir Machado da Silva. Editora: Civilização Brasileira Infantil/Juvenil: “Calu: Uma Menina Cheia de História”, Cássia Valle e Luciana Palmeira, com ilustrações de Maria Chantal. Editora: Malê Poesia: “Dia Bonito para Chover”, Lívia Natália. Editora: Malê Contos/crônicas: “Anjo Noturno”, Sérgio Sant'Anna. Editora: Companhia das Letras Tradução: Guilherme Gontijo Flores, por “Fragmentos Completos”, de Safo. Editora: 34 Biografia/autobiografia/memória: “Lima Barreto: Triste Visionário”, Lilia Moritz Schwarcz. Editora: Companhia das Letras

MÚSICA POPULAR Grande Prêmio da Crítica: João Gilberto Artista do ano: Rincon Sapiência Melhor álbum: “Boca”, Curumin Melhor Show: Mano Brown ("Boogie Naipe” ao vivo) Revelação: Pabllo Vittar Projeto Especial: Selo Discobertas (Acervo) Música do Ano: “As Caravanas”, Chico Buarque

TELEVISÃO Novela: “A Força do Querer” (Glória Perez/TV Globo) Atriz: Juliana Paes ("Dois Irmãos” e “A Força do Querer"/TV Globo) Ator: Julio Andrade ("Um Contra Todos"/Fox e “Sob Pressão"/TV Globo) Diretor: Luiz Fernando Carvalho ("Dois Irmãos"/TV Globo) Série: “Sob Pressão” (Conspiração/TV Globo) Programa: “Terra Dois” (TV Cultura) Apresentador/a: Tatá Werneck ("Lady Night"/Multishow)

http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/escritoras-baianas-sao-premiadas-por-criticos-paulistas/

Notícias em destaque
Noticias recentes
Arquivo
Procurar por tags
Redes Sociais
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page