top of page

Marielle Franco e escritoras negras serão homenageadas em evento da Flip


Conceição Evaristo. Foto: Gustavo Miranda

Rio - A vereadora do Psol Marielle Franco, assassinada juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, no último dia 14 de março, será uma das homenageadas durante um debate da próxima edição da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). Ela será lembrada, juntamente com as escritoras Carolina de Jesus e Conceição Evaristo, em um dos eventos da Casa Libre & Nuvem de Livros. O encontro será no dia 27 de julho com a mesa "Vozes que não podem se calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle".


As três mulheres negras foram escolhidas por compartilharem histórias de militância e combate às desigualdades sociais e raciais. Conceição Evaristo, a única viva entre elas, estará presente no bate-papo, ao lado da socióloga Janaína Damasceno e do jornalista Tom Farias, com mediação do bibliotecário e jornalista Vagner Amaro.


A Casa Libre & Nuvem de Livros funcionará na Flip, de 26 a 30 de julho, na Rua da Lapa, 8, Centro Histórico. O espaço é promovido desde 2014 pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) — associação de editoras independentes com maior representatividade no Brasil — e a Nuvem de Livros — biblioteca virtual por assinatura que reúne títulos de inúmeras editoras e outros conteúdos.


"Leitura, gesto político" é o tema que conduzirá os debates na Casa Libre & Nuvem de Livros na Flip e parte da premissa de que a leitura instaura um campo de presença e encontro com outros saberes, facilitando diálogos e trocas atemporais, contribuindo desta forma com a potencialização e construção de novas consciências.

"Pelo quinto ano consecutivo, a Libre, em parceria com a Nuvem de Livros, traz uma discussão contundente para a Flip. Discutir o papel da leitura é discutir o mundo. É discutir as possibilidades de formação de novos leitores e que estes sejam atentos e reflexivos. Discutir leitura é fugir da alienação que parece nos rondar. O mercado editorial precisa entender que, para o crescimento do número de leitores, é preciso incentivo e formação de seres pensantes”, diz Raquel Menezes, presidente da Libre.

"A Libre e a Nuvem de Livros esperam que a leitura possa 'gestar-se' em novos territórios para novos sujeitos, fomentando resiliência e transformação, engendrando sonhos, construindo pontes e abrindo caminhos possíveis ao crescimento sociocultural. Afinal, é lendo que se desenvolve o pensamento crítico", ressalta Roberto Bahiense, CEO da Nuvem de Livros. Neste ano, o espaço conta com o apoio da Metabooks, plataforma de gerenciamento de metadados integrada ao sistema de editores e livreiros, da gráfica Forma Certa e da Bibliomundi, plataforma de autopublicação e distribuição de e-books.

Programação confirmada da Casa Libre e Nuvem de Livros na Flip 2018

QUINTA-FEIRA, DIA 26/07

20h: Coquetel

SEXTA-FEIRA, DIA 27/07

16h: Representatividade na literatura e nos festivais literários

Paloma Franca Amorim

Guiomar Garammont (Forum das Letras de Ouro Preto)

Gisele Correa Ferreira (Flipoços)

Mediação: Haroldo Ceravolo

18h: Vozes que não se podem calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle

Conceição Evaristo

Janaína Damasceno

Tom Farias

Mediação: Vagner Amaro

20h: Encontro de poetas à mesa

SÁBADO, DIA 28/07

16h: Poesia e resistência

Alberto Pucheu

Daniele Ramalho

Mediação: Maíra Nassif

18h: Lugar de mulher é onde ela quiser

Bella Prudencio

Eliana Alves Cruz

Lívia Magalhães

Mediação: Lizandra Magon de Almeida

20h: Colonização e literatura

Bate-papo com Alain Mabanckou

Mediação: Joana Monteleone

Notícias em destaque
Noticias recentes
Arquivo
Procurar por tags
Redes Sociais
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page