Marcelo Ricardo lança "Aos meus homens", livro que aborda relações afetivas entre homens negros



O poeta baiano Marcelo Ricardo lança pela Editora Malê o livro "Aos meus homens", parte de seu projeto multimídia "Adé". O livro é acompanhado por um filme que nomeia o projeto. A obra aborda as relações afetivas entre homens negros pela perspectiva de comunidades de terreiro. "Adé" é uma palavra em iorubá usada no candomblé para denominar uma figura masculina que escolhe viver com outro homem.


O autor lança um olhar sobre as masculinidades negras ampliando o significado de afetividade. São apresentadas imagens poéticas de relações diversas como paternidade, familiaridade de axé, irmandade e também de encontros amorosos. A coletânea apresenta cenas de homens negros que subvertem a lógica opressiva, que desboca nos privilégios do machismo, e emoldura desta forma um homem que sente, que ama, que se desilude, que sofre, e que se orienta pela espiritualidade e sua ancestralidade africana.


Marcelo Ricardo é Bacharel em Humanidades pelo Instituto de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias – Milton Santos (IHAC-UFBA), poeta, contista e roteirista. Foi vencedor do concurso nacional de contos pela Editora Malê em 2016.


Garanta a sua edição aqui: Aos meus homens


Leia também: Vinícius Neves Mariano lança pela Editora Malê o romance futurista Velhos demais para morrer

Notícias em destaque