top of page

Lançamento do novo livro da escritora Conceição Evaristo, "Histórias de leves enganos e parecen


Na noite chuvosa do dia 21 de junho, terça-feira, cerca de duzentas pessoas estiveram no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, para prestigiar o lançamento do novo livro da escritora Conceição Evaristo, Histórias de leves enganos e parecenças, primeiro lançamento da Editora Malê. O evento contou com uma intervenção do coletivo Mulheres de Pedra que, desde 2001 em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, faz um trabalho voltado para o protagonismo da mulher negra e a valorização da cultura local, por meio da arte, da educação e da economia solidária e criativa.

O evento se configurou como o lançamento da Editora Malê no mercado, que até então vinha realizando ações promotoras da leitura e da literatura como o Prêmio Malê de Literatura e oficinas de escrita criativa. A escritora mostrou-se emocionada em vários momentos da noite, pela receptividade do público e pela apresentação de trechos da sua obra feita pelo coletivo e explicou para a plateia o quanto a capa do livro lhe é significativa, por apresentar ilustrações da sua filha, Ainá Evaristo e um desenho da sua irmã, Lourdes Evaristo.

- Esse momento me certificou que vale a pena continuar escrevendo, às vezes você tem essa sensação do escrever pra que, escrever porque, mas hoje quando vi tantas pessoas, pessoas jovens, pessoas de mais idade, pessoas representativas do movimento social, foi muito significativo no sentido de mostrar que se você tem uma conduta, o público responde a essa conduta. Eu vi hoje que eu tenho leitores fiéis, e além destes leitores fiéis eu estou fazendo novos leitores.

Temas como a vulnerabilidade dos jovens negros à violência e a ausência de autoras negras na programação oficial do que foi denominado pela mídia como a “Flip das mulheres” também foram abordados. Estiveram presentes representantes dos movimentos negros, escritores, atores, professores, diretores teatrais, universitários, estudantes de ensino médio, pessoas envolvidas com a cadeia produtiva do livro, jornalistas e principalmente um público admirador da obra da escritora, que como comprova a receptividade do lançamento, consideravelmente vem ampliando seu universo de leitores.

Confira algumas fotos:

Lançamento do livro Histórias de leves enganos e parecenças.

Fotos: Érida Ferreira. Foto abertura da matéria: Francisco Jorge

Texto: Vagner Amaro

* Caso você queira ver sua presença no lançamento registrada nesta matéria, basta encaminhar sua foto para o e-mail contato@editoramale,com.br, Agradecemos.

Notícias em destaque
Noticias recentes
Arquivo
Procurar por tags
Redes Sociais
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page