top of page

Conheça cinco livros perfeitos para dar de presente no Natal

CORREIO lista sugestões de livros versáteis que funcionam como ótimas lembranças.

Fim de ano, hora de escolher o presente para os familiares e amigos queridos. Como nem sempre a decisão do que comprar é a mais fácil, o CORREIO decidiu ajudar aqueles que ainda estão buscando a melhor lembrança para este momento. Este ano a campanha #DêLivrodePresente tem reforçado a máxima de que livros são sempre ótimas oções nessas horas. A hashtag que tomou conta das redes sociais desde o início do mês surgiu depois de escritores, editores e livreiros se unirem em defesa do livro.

“Presentear com livros hoje representa não só a valorização de um instrumento fundamental da sociedade para lutar por um mundo mais justo como a sobrevivência de um pequeno editor ou o emprego de um bom funcionário em uma editora de porte maior; representa uma grande ajuda à continuidade de muitas livrarias e um pequeno ato de amor a quem tanto nos deu, desde cedo: o livro.”


As palavras de Luiz Schwarcz, presidente da Companhia das Letras, encerram sua Carta de Amor aos Livros, publicada no blog da empresa. Nela, ele relata as dificuldades do mercado editoral neste momento de crise, em que as duas maiores redes de livrarias do país – Saraiva e Cultura – solicitaram recuperação judicial.

Para quem quer, além de presentear alguém querido, se juntar à campanha, o CORREIO lista cinco opções de livro perfeitas para dar (e receber) neste fim de ano. Isso porque além de serem funcionais, todos eles apostam no afeto e dão lugar às memórias e ao protagonismo de cada leitor, que pode interagir anotando lembranças, metas superadas, insights e pensamentos soltos.


Confira lista: LIVRO DE MARCAR LIVROS

Natal e para quem gosta de ler e de organizar as metas parao próximo ano, uma boa opção é o Livro de Marcar Livros. Como o nome já diz, a proposta é simples: uma agenda para anotar todas as últimas leituras, separá-las por categorias e organizar metas. O livro, que tem dimensões reduzidas para facilitar o manuseio, também traz desafios de leitura como seleções de títulos ganhadores dos prêmios Nobel de Literatura, Jabuti, Man Booker Prize for Fiction e Pulitzer.

Além das listas prontas, o título traz espaços em branco para que o leitor possa preencher suas próprias listas. Os temas são diversos: livros favoritos, indicações de leitura, clássicos para ler antes de morrer, livros lidos em um determinado período, autores preferidos, obras adaptadas para o cinema, entre outros. Nele também há espaço para você anotar os nomes dos amigos a quem você emprestou alguns de seus livros e a data de devolução de cada um deles.

"A ideia dessa agenda surgiu quando pensamos em como seria legal ter uma edição bacana para deixar as leituras do ano em dia, de maneira organizada e que pudesse nos acompanhar em todas as nossas aventuras literárias", escreve o time da Increasy na introdução do livro.

UM CARTÃO PARA VOCÊ...


A ideia surgiu simples e foi colocada em prática através de um perfil no Instagram. Hoje em dia o @umcartao já conta com mais de 600 mil seguidores. Com leveza na forma e no conteúdo, Pedro busca, a cada imagem, transmitir sentimentos bons e muita positividade!


O livro é uma ótima pedida para presentear: pode ser dado inteiro para uma pessoa ou dar um destino diferente para cada um dos cartões - todos eles são destacáveis e contam com espaço para que a pessoa possa escrever uma mensagem para a outra. Outra possibilidade de uso dos cartões destacáveis, que na verdade são as páginas do livro, é fazer deles objeto de decoração e colar em um mural ou num cantinho da parede do quarto ou do escritório.





MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA? | VÓ, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

Normalmente não devolvemos os presentes que ganhamos, mas este dois livros são exceções à regra. Com espaço para escrever, colar fotografias e incluir o que mais desejar, as obras são na verdade uma excelente oportunidade de compartilhar histórias de família e registrá-las de forma organizada, a partir de perguntas norteadoras. O presente é para sua mãe/vó e para você. Ou para sua mãe/vó dar a você. Vocês podem dedicar algumas tardes para recordarem coisas juntos ou podem escrever de forma privada e depois compartilhar o livro com tudo anotado.


Segundo a autora Elma Van Vliet, que já vendeu 4 milhões de cópias em todo mundo, a intenção é essa: que sua mãe o preencha e depois o devolva a você. A ideia surgiu depois que a mãe dela ficou doente e ela se deu conta de que havia muitas coisas que não sabia sobre ela - quais eram seus conhos, quem foi seu primeiro amor, o que gostava de fazer na juventude...Assim, ela decidiu criar um caderno de perguntas para que a mãe pudesse registrar suas memórias e contar as histórias divertidas, comoventes e inspiradoras que viveu.



UMA PÁGINA DE CADA VEZ: UM DIÁRIO DIFERENTE


“Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página". No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade.

Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.


BLOQUINHO DE POEMAS E CANÇÕES DA CALU

E para as crianças? O livro de bolso é mesmo um bloquinho, com várias páginas em branco para as crianças darem espaço à imaginação, assim como faz a protagonista de Calu: Uma Menina Cheia de História (Editora Malê). O bloquinho é um produto associado ao livro premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) em 2017 e escrito por Cássia Valle e Luciana Palmeira, com ilustrações de Maria Chantal.

Calu é uma pequena griot, contadora de histórias, que está sempre com um bloquinho na mão, sua ferramenta mágica para entrar no mundo da imaginação. Apaixonada por histórias e sem muito apreço pela tecnologia, a garota procura uma forma de transformar o bairro onde mora em um museu a céu aberto, cheio de memórias. Um bom presente para as crianças soltarem a imaginação e anotarem o que mais as tocam.

Notícias em destaque
Noticias recentes
Arquivo
Procurar por tags
Redes Sociais
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page