Marcelo Moutinho lança livro de crônicas pela Editora Malê



O escritor e jornalista Marcelo Moutinho lança pela Editora Malê o livro de crônicas A lua na caixa d'água, título que homenageia o compositor Aldir Blanc, que faleceu no primeiro semestre de 2020.


No livro, Moutinho conta histórias de pai e filha, exalta o samba e o saber das ruas e lembra personagens como Dona Ivone Lara e Tia Maria do Jongo. A obra é também um tributo aos grandes mestres da crônica, como Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Clarice Lispector.


A lua na caixa d'água é dividido em três seções: Turbilhão de estrelas pequeninas, Essa cidade pecaminosa e Uma carta para 2065. As duas primeiras partes exploram a infância do escritor em Madureira, e o que ele chama de crônicas "com um pé na rua". A terceira, é composta por um texto a sua filha Lia, que nasceu em 2015. Ele escreve no ano em que o Rio de Janeiro completava 450, pensando em que cidade ela estará vivendo, quando completar 50.



“Como um adulto que não se adulterou, Moutinho escreve na encruzilhada em que o escritor encontra o menino de Madureira para que um conte ao outro, nas assombradas horas em que já não há mais o tempo linear, sobre aquilo que, de tão grande, só pode ser exprimível na miudeza de seus desacontecimentos: a vida”, afirma o historiador Luiz Antonio Simas na orelha do livro.


Marcelo Moutinho é autor dos livros "Rua de dentro" (Record, 2020), "Ferrugem" (Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), "Na dobra do dia" (Rocco, 2015), "A palavra ausente" (Rocco, 2011), "Somos todos iguais nesta noite" (Rocco, 2006) e "Memória dos barcos (7Letras, 2001)", e do infantil "A menina que perdeu as cores" (Pallas, 2013).


Garanta a sua edição aqui: A lua na caixa d'água

Notícias em destaque