Rodrigo Santos aborda realidade urbana periférica em novo livro de contos


No dia 27/08, às 19 horas, o escritor Rodrigo Santos lança o livro de contos "Carcará", no canal do YouTube da Editora Malê. O livro, com 14 contos inéditos, apresenta um denso tecido urbano, periférico, com diversos tons e subjetividades dos comuns, que vivem e tentam se equilibrar diante de mazelas sociais e, principalmente, de questões emocionais como: a solidão, o sentimento de abandono, o medo da morte e da violência.


Nas narrativas de Rodrigo, as camadas menos sublimes da vida estão expostas. O autor expõe, sem reservas, quebraduras, cheiros, cores e fluxos do corpo humano, como em O Carona: “Assim que voltou a si, olhou para sua perna e viu que um rasgo lateral na carne ia do joelho até quase a cintura. A carne branca, exposta como um pedaço de banha de porco, e o sangue capilando lentamente”


Nos contos da coletânea, repletos de uma oralidade urbana fluminense, Rodrigo transita do real para o fantástico, como por exemplo, no texto que dá título ao livro, onde um carcará oportunista e ortodoxo conversa com um moribundo: “Em vez de ‘pega, mata e come’, é mais uma ‘opa, tá dando mole ali vou comer’.


Rodrigo Santos é escritor, professor e roteirista. Nasceu em São Gonçalo, RJ. É autor do romance policial "Macumba", publicado pela Mórula Editorial e idealizador do evento "Uma Noite na Taverna". Já participou em diversas coletâneas de contos, algumas pela Flup – Festa Literária das periferias. Carcará é seu primeiro livro individual de contos.


Garanta a sua edição em pré-venda aqui


Leia também: Livro aborda história do Movimento Negro em São Paulo

Notícias em destaque