Malê lança antologia com textos ficcionais de 18 autores que se inspiraram nos arquétipos dos Orixás



A Editora Malê lança neste mês de outubro a coletânea Contos de Axé – 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás. Idealizado e organizado pelo escritor e jornalista carioca Marcelo Moutinho, o livro reúne textos inéditos de 18 escritores brasileiros oriundos de diferentes regiões do país.


“A partir dos contos criados com base na mitologia das religiões de matriz africana, a ideia é tentar iluminar uma cultura de admirável força alegórica que costuma ser ignorada no Brasil, embora seja tão definidora de nossa gênese”, afirma Moutinho.


O projeto ganha relevância em um contexto de recrudescimento da intolerância religiosa no Brasil. No texto de apresentação, o organizador do livro traz dados do aumento do número de denúncias de violações que consolidam o chamado racismo religioso.


Sobre a seleção dos autores, vale destacar, além da amplitude geográfica, a diversidade de raça, gênero, idade, estilo. Moutinho acrescenta que, também com relação ao domínio do tema, buscou a variedade, congregando escritores que têm ligação íntima com as religiões africanas e outros que realizaram sua primeira incursão na matéria para, a partir daí, imaginarem seus contos.


O elenco é composto por novos talentos, como Itamar Vieira Junior e Geovani Martins, e escritores consagrados como o compositor Nei Lopes, que soma mais de 40 títulos publicados. A escolha dos orixás coube aos próprios autores.


Jornalista, escritor, sociólogo e pesquisador da afrodescendência no Brasil, Muniz Sodré comentam, na orelha, que o livro parece dar voz a divindades negras. “Não dá para desfiar um a um os contos do volume, como se fossem contas de um rosário. Dá para anunciar o encantamento da leitura. São pequenas joias narrativas, em graus diversos de intensidade literária, que remetem a um universo de crenças e de pertencimento”, diz.

Além dos contos, o livro traz verbetes com informações básicas sobre cada orixá retratado e ilustrações do designer Tônio Gonzaga.


O lançamento acontece no dia 28/10. Garanta já a sua edição com desconto, em pré-venda, clicando aqui.


Leia também: Dramaturgo Elisio Lopes lança livro de contos "para ler e encenar" pela Editora Malê

Notícias em destaque
Noticias recentes
Arquivo
Procurar por tags