Novo livro de Sandra Menezes explora universos afrofantásticos e a experiência negra no tempo
- Vendas - Malê
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Em A outra face: contos afrofantásticos, a autora reúne narrativas que atravessam passado, presente e futuro para refletir sobre ancestralidade, ciência e imaginação.

A escritora e jornalista carioca Sandra Menezes lança seu novo livro, A outra face: contos afrofantásticos, no dia 22 de outubro, no Rio de Janeiro. A obra marca o retorno da autora à ficção especulativa negra — gênero no qual se destacou com o romance O céu entre mundos, finalista do Prêmio Jabuti 2022 e vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2022.
No novo livro, Sandra reúne contos escritos desde 2017, explorando universos que transitam entre o realismo fantástico, a ficção científica e a fantasia. As narrativas apresentam personagens negros em tramas que entrelaçam passado ancestral, presente e futuro, revelando as potências e os desafios da experiência negra em diferentes dimensões do tempo e da sociedade.
Alguns dos contos — como Horror na serra fluminense, O vestido e Filhos pretos — já foram publicados em antologias, enquanto outros são inéditos. A autora destaca:
“A humanização de pessoas negras frente à ciência, à física e à astronomia também é um dos aspectos do afrofuturismo. A literatura produz imagens, e temos o direito de nos ver em situações de dignidade, liberdade e positividade, seja em qual for o espaço ou o tempo.”
Para o editor Vagner Amaro, “as literaturas especulativas, quando bem escritas, como a produzida por Sandra Menezes, têm o poder de transformar a realidade ao plasmar percepções e possibilidades muito avançadas de olhar para o cotidiano e se lançar em viagens literárias que nos transformam internamente.”
📚 Lançamento:
22 de outubro, quarta-feira | 19h
Livraria da Travessa – Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo, RJ
Evento com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora.
Sobre a autora

Sandra Menezes é carioca de Vaz Lobo, formada em Jornalismo pela FACHA-RJ e pós-graduada em Comunicação Social pela UCDB-MS. Teve suas primeiras histórias publicadas em antologias das editoras Villardo, Cartola, Oralituras, Kitembo, Flup/Bazar do Tempo, Conexão 7 e Nebula. Estreou como romancista com o livro afrofuturista O céu entre mundos (Editora Malê), finalista do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Romance de entretenimento, e vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2022, na categoria Narrativa longa de ficção científica.

























Comentários